Logomarca

 

 
Projetos de Resultados

     
 

  Webdesigner
      Webmaster
      Webdeveloper
     
Otimização de Sites

     
 

  Seo - Marketing de Busca
      Campanha Adwords
      Rentabilizarão de Sites
     
Comércio Eletrônico

     
 

  Criação de Lojas Virtuais
      Gateway de Pagamentos
      Consultoria e Logística
     
Sites Administráveis

     
 

  Construtor Site Fácil
      Plataforma Joomla
      Editor de Blog Wordpress
     
Softwares e Sistemas

     
 

  Aplicativos Diversos
      Gestão Empresarial
      Interfaces Educacionais
     
Multimídia Empresarial

     
 

  Animações em Flash
      Edição de Vídeos
      Vídeo-Aulas e Slides
     
Designer Gráfico

     
 

  Identidade Visual
      Mídia Impressa
      Criação de Logomarcas
     
Registros e Certificados

     
 

  Registro de Domínios
      Hospedagem de Sites
      Certificados de Segurança
      Marcas e Patentes
     

OS MELHORES SITES SÃO ÚTEIS E FEIOS!  O QUÊ?! UM WEBDESIGNER DIZENDO ISSO!
 

Você deve ter pensando no mínimo algo como “O quê?! O Caio Mello, um webdesigner, dizendo que os melhores sites são feios?”. Bem, não sou eu que estou dizendo, é o que podemos constatar dando uma rápida olhada pela internet.

Antes de tudo, claro que a afirmação acima pode parecer generalização. Mas como disse, foi apenas para despertar sua atenção para o fato que descrevo a seguir. Contudo, é claro que encontramos sites belíssimos e úteis por aí, mas vamos falar aqui de sites conhecidíssimos, famosos, que são úteis, dão a maior grana porém… são feios.

Sempre digo aos meus leitores e clientes que site bom é aquele que funciona e tem bom conteúdo. Um bom exemplo disso é o site Wikipédia. Não é preciso dizer que, no aspecto do design, esse site peca bastante. Porém tem um conteúdo riquíssimo. Quem nunca procurou algo sobre qualquer coisa e acabou caindo nele? Posso dizer com certeza que qualquer internauta já passou por lá alguma vez na vida.

Podemos dizer que o Wikipédia é um exemplo de site útil e feio. As cores não harmonizam, o branco básico predomina, as fontes dificulta a leitura, o logo é difícil de entender, mas e daí, lá tem o conteúdo que procuro e resolve meus problemas.

Outro bom exemplo de site extremamente útil e com design bem questionável é O Viajante. Este site é tão bom que faz parte dos sites de conteúdo da UOL. Nele encontramos informações riquíssimas sobre todos os destinos do mundo, sem falar na maravilhosa seção “barbadas & roubadas” onde os leitores dão as dicas de viagem. Esse é outro site que de tão relevante aparece no topo do Google quando procuramos informações sobre alguma cidade. Justamente um site cujo layout não se adapta bem a resoluções maiores que 800×600, um menu complicado de entender, um logotipo que se repete juntamente com um fundo vermelho, dificultando seu entendimento. Mas e daí, o que que tem? O importante é ter acesso a este conteúdo exclusivo que me ajudou em diversas viagens que fiz.

Outros exemplos famosos podem ser citados. O Google parece um site criado nos primórdios da Internet quando ainda se usava o Mosaic. YouTube é um site tão simples que se eu apresentasse um layout semelhante a um cliente no mínimo ele iria dizer “tá muito careca, precisamos deixar ele mais colorido, vivo. Ah Caio, seja mais criativo, como é que você faz um layout pelado desses pra mim, sem graça?”

E o MySpace? Uma salada de cores presentes num layout que nos remete aos portais quadradões de 1998. Além das chamadas, a única imagem visível é o logo. O resto são apenas cores hexadecimais, divs e fontes. Já o delicious é tão careca e tem um layout tão feio que a primeira vez que vi pensei logo de cara que tratava-se daquelas páginas fake com links patrocinados.

Agora o que tem em comum o Google, Youtube, MySpace e Delicious. Todas são ferramentas úteis, que favorecem a criação de conteúdo feito por qualquer pessoa, classificando as mais relevantes e portanto oferecendo um bom material. Sabemos muito bem que mesmo com um layout péssimo ou sem graça, Google, Youtube e MySpace ganham rios de dinheiro.

Moral da história: do que adianta um layout lindíssimo se o conteúdo do seu site não presta?

Exemplificando, sempre gosto de comparar o design à mulher: uma mulher bonita e burra não vai muito longe. A mulher feia e inteligente é útil, tem conteúdo e consegue fisgar os mais bonitos com suas cantadas inteligentes, mas pode ter no início uma dificuldade em sua aceitação. Agora uma mulher bonita, simpática, atraente e inteligente, é sucesso na certa, em qualquer lugar que chegue.

Portanto, um site com bom conteúdo e bom layout vai facilitar muito a sua vida. Afinal a primeira impressão é a que fica. Por isso se o seu conteúdo é fantástico, o design do seu site também deve ser.

Exemplos de bom conteúdo e bom layout não faltam: Submarino, MSN, Imasters, Trip, Bolsa de Mulher, National Geographic e tantos outros.

Cabe a nós, webdesigners, criarmos layouts nos atentando ao conteúdo, a facilidade de acesso e navegação, desenvolvendo formas de destacar conteúdos importantes sem quebrar a harmonia, a suavidade e o conforto na sua leitura. Nossa função é deixar a internet mais bonita, mas com equilíbrio, utilizando doses suficientes de beleza, sem alterar o sabor de um bom conteúdo.

 


PÁGINA DE ARTIGOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INÍCIO     PORTFÓLIO     SOLUÇÕES     SISTEMAS     PROPOSTA     LOJA VIRTUAL     ARTIGOS     FAQ     CONTATO     CHAT     DOMÍNIOS
CRIAÇÃO DE SITES
     OTIMIZAÇÃO     E-COMMERCE     SITES ADMIN     SISTEMAS     MULTIMÍDIA     DESIGNER GRÁFICO    
MARCAS E PATENTES

FORMAS DE PAGAMENTO:

Rua Andrade Furtado, 1300 - Cocó
Cep: 60192-070 - Fone: (85) 8615.1976 - Fortaleza / Ceará