Logomarca

 

 
Projetos de Resultados

     
 

  Webdesigner
      Webmaster
      Webdeveloper
     
Otimização de Sites

     
 

  Seo - Marketing de Busca
      Campanha Adwords
      Rentabilizarão de Sites
     
Comércio Eletrônico

     
 

  Criação de Lojas Virtuais
      Gateway de Pagamentos
      Consultoria e Logística
     
Sites Administráveis

     
 

  Construtor Site Fácil
      Plataforma Joomla
      Editor de Blog Wordpress
     
Softwares e Sistemas

     
 

  Aplicativos Diversos
      Gestão Empresarial
      Interfaces Educacionais
     
Multimídia Empresarial

     
 

  Animações em Flash
      Edição de Vídeos
      Vídeo-Aulas e Slides
     
Designer Gráfico

     
 

  Identidade Visual
      Mídia Impressa
      Criação de Logomarcas
     
Registros e Certificados

     
 

  Registro de Domínios
      Hospedagem de Sites
      Certificados de Segurança
      Marcas e Patentes
     

Dicas de cores baseadas no velho Disco de Newton

Eis aqui a nossa grande referencia de cores. Através dessa imagem o “disco de Newton” também chamado de “Espectro” é possível entender um pouco melhor as combinações de cores.

Ele é composto pelas 3 cores primarias (azul, amarelo e vermelho) intercaladas com as cores secundárias ( Verde, Laranja, púrpura e violeta e verde azulado).

Assim:

Amarelo + Vermelho = Laranja

Vermelho + Azul = Violeta

Azul + Amarelo = Verde

A cores primarias sempre combinam muito bem com as suas cores secundárias: Amarelo + Laranja, Laranja + Vermelho, vermelho + Violeta, Violeta+ Azul e Azul + Verde. Elas se combinam, mas apresentam um baixo contraste. Ou seja: você conseguirá uma linda combinação usando azul e verde mas nunca como fundo e fonte respectivamente, porque o contraste é muito pequeno.

O ideal para fundo e texto é combinar a parte de cima com a parte de baixo do disco. Uma das combinações mais legíveis é o Azul + amarelo.

Ao redor do nervo óptico, no centro da retina, não há cones azuis. Evite, portanto, utilizar o azul puro (#0000FF) para texto, líneas muito finas ou figuras pequenas, já que são difíceis de ver.

Se o contexto cultural e temático é adequado, o azul é uma excelente cor de fundo, especialmente em telas de computador, já que contribui a tornar as líneas de rasterização mais difusas.

O QUE A COR ?
 

A nossa retina possui dois tipos de células: Os cones responsáveis pela percepção das cores (especializados na captação das cores Azul, vermelho ou verde) e os bastonetes responsáveis pela distinção delas (e também pela nossa visão noturna). A cor nada mais é do que um estímulo enviado a retina e de acordo com a sua intensidade os cones fazem a decodificação transformando esse estímulo em uma percepção especifica.


Características das cores:

O contraste: mede a diferença entre duas ou mais cores. No caso das fotos a seguir, entre o preto e o branco. Quanto mais alto o contraste mais a diferença é acentuada. Na primeira imagem o branco e o preto ficaram um pouco dissolvidos dificultando assim a sua separação. Na terceira imagem o contraste é tão alto que as partes mais claras ficam completamente brancas e as escuras pretas. Quanto mais alto o contraste, mas as cores se diferenciam.

O brilho mede a quantidade de cor branca adicionada a imagem. Quanto mais brilho mas esbranquiçadas ficarão as cores. Quanto menos brilho mais escuras.

A saturação mede a quantidade de uma determinada cor presente na mistura. Quanto mais saturada mais intensa e vibrante. Observe as variações de saturação nas cores primárias:


Ao definirmos as cores a serem utilizadas em um projeto precisamos ter em mente duas coisas:


Resposta emocional à cor:

A resposta emocional à cor é uma questão bastante complexa que envolve principalmente o contexto cultural do usuário.

Por exemplo: Um fábrica de assentos para vaso sanitário, não conseguiu vender assentos da cor verde em países do Oriente Médio, e também sofreu ataques, pois estaria ofendendo e agredindo o profeta Maomé, cuja cor-símbolo é o verde.

No ocidente algumas cores já são imediatamente assimiladas as suas características no contexto social.

Vermelho: perigo, alerta, quente, excitante, paixão, sexo
Azul: masculino, frio, calmo, confiável, estável
Branco: pureza, honestidade, frio
Pastel: feminino, sensibilidade, delicadeza, cálido
Laranja: emocional, positivo, jovem
Negro: densidade, seriedade, morte, autoridade, poder, estabilidade
Rosado: feminino, cálido, jovem
Verde: natureza, conforto, positivo (esperança)


Deficiências na percepção da cor:

Uma pesquisa feita pelo estituto IBRAU em 2004 afirma que entre 8% e 20% da população sofre algum tipo de deficiência na percepção da cor devido a anomalias na codificação dos genes responsáveis pelos fotopigmentos nos cones (localizados no cromossomo X). Como os homens possuem apenas um cromossomo X eles são mais facilmente afetados, pois as mulheres necessitam ter seus dois cromossomos X prejudicados para apresentar um algum distúrbio. Pessoas com essa deficiência têm a sua percepção das cores alterada ou em casos extremos, não percebem nenhuma cor, o que chamamos de Acromatopsia.

A forma mais comum de deficiência é a “verde-vermelho”. Isso não significa que pessoas com essa deficiência não sejam capazes de distinguir essas cores. O motivo do nome é que os cones responsáveis pela distinção dessas cores estão danificados. Deficiências nos cones com pigmentação azul são pouco freqüentes, e estão geralmente associadas a distúrbios mais sérios na visão.

Seja qual for o tipo de distúrbio, o número de pessoas com algum tipo de deficiência na distinção das cores é muito alto. É imprescindível que durante o processo de planejamento e criação levemos em conta esses agravantes.


A seleção de cores em projetos web:

Ao definirmos a nossa paleta de cores para um site devemos levar em conta os seguintes fatores:
Tema ou assunto - Sobre o que trata o site? O que o cliente deseja transmitir? Como seu cliente espera que o visitante se sinta ao acessar o site pela primeira vez? Alegre? Confiante? Curioso? Com essas informações em mão nós podemos começar a trabalhar e começar a definir se deverá ter cores claras e limpas ou fortes e vibrantes, se serão muitas cores e elementos decorativos ou se vamos priorizar o conteúdo.

O publico alvo: Qual a classe social dos visitantes? E o sexo? Qual a faixa etária? Será para jovens que procuram diversão ou idosos que procuram passeios guiados para o fim de semana? Qual a experiência que esse visitante tem com a Internet?


Algumas dicas úteis para quem está começando:

Antes de tentar inovar saiba exatamente o que você está fazendo.

Quando nós começamos a ingressar no mercado de trabalho, lemos por aí que é preciso “inovar”, “arriscar” e “criar coisas novas”, cuidado! Sem dúvida criatividade e inovação é o carro-chefe de qualquer portfólio, mas se você não domina o assunto não arrisque demais. Não use combinações de cores inusitadas sem saber o efeito que elas causam. Lembre-se que cada monitor tem as suas configurações de brilho, contraste e saturação e que por isso, o que parece legível pra você pode ser insuportavelmente cansativo para outros usuários.


Usabilidade e design:

Seguir à risca as recomendações acima não garante um design atraente; sempre há um espaço enorme para.a criatividade artística.


Links que sugeridos para referência bibliográfica:

Color In Motion
Uma apresentação em flash muito interessante sobre as conotações das cores

Color Symbolism

Simbolismo e teoria das cores (em inglês)

Teoria das Cores na Criação de Sites
Um pouco mais da teoria e as recomendações de uso na web.
 


Links geradores de Paletas de Cores:

Os sites a seguir são de geradores de paletas de cores. Tenha muito cuidado na hora de utilizá-los pois elas são geradas automaticamente e isso não garante 100% de acerto. O Bom senso e o bom gosto são muito importantes.



Color Scheme Generation

 
Color Blender

 
Color in Motion
 

Color Schemer Online v2
 

Color Schemer Gallery

 


 

 


PÁGINA DE ARTIGOS

 

 

 

INÍCIO     PORTFÓLIO     SOLUÇÕES     SISTEMAS     PROPOSTA     LOJA VIRTUAL     ARTIGOS     FAQ     CONTATO     CHAT     DOMÍNIOS
CRIAÇÃO DE SITES
     OTIMIZAÇÃO     E-COMMERCE     SITES ADMIN     SISTEMAS     MULTIMÍDIA     DESIGNER GRÁFICO    
MARCAS E PATENTES

FORMAS DE PAGAMENTO:

Rua Andrade Furtado, 1300 - Cocó
Cep: 60192-070 - Fone: (85) 8615.1976 - Fortaleza / Ceará