Logomarca

 

 
     
     
     
     
     
     
     
     


 

 

 

 

Otimização, Visão Geral     Campanha Adwords     Rentabilizarão de Sites

 


OTIMIZAÇÃO DE SITES PARA MECANISMOS DE BUSCA, VISÃO GERAL.
 

O que é – Otimização de site é o ato de colocar em prática medidas para que o site:
-- se torne compreensível aos robots dos mecanismos de busca;
-- se torne fácil de ser classificado no banco de dados de qualquer mecanismo de busca;
-- obtenha a melhor posição (ou posicionamento) possível entre os sites que tratam do mesmo assunto;
-- atenda as expectativas dos visitantes.

Portanto, otimização de sites está relacionada a posicionamento, desempenho, visibilidade, tráfego.

Otimização e Posicionamentos Orgânicos – Tráfego, muitos visitantes, visibilidade, significam mais ou menos a mesma coisa e, quando alcançados pelo bom posicionamento nas buscas, dizemos que resultam de uma estratégia de "otimização orgânica" ou natural. Também usamos falar em posicionamento orgânico e posicionamento algorítmico, para indicar que foi alcançado por meio dos critérios do algoritmo do mecanismo de busca.

Com as denominações Otimização Orgânica e Posicionamento Orgânico, nós estamos nos referindo às operações que fazemos em sites ou páginas para que sejam exibidos pelo mecanismo de busca quando alguém faz uma busca. E, naturalmente, a otimização visa obter a melhor posição possível para que o site seja visitado por maior número de pessoas.

Seu Site na Primeira Página – Estar na primeira página ou na primeira lista de resultados em uma, duas ou mais palavras/frases-chave buscadas milhares de vezes por dia, é garantia de visibilidade. Isto pode ser alcançado com uma ou mais páginas do site, desde que bem otimizadas. Ou seja, podemos otimizar uma página para ter bom desempenho nas listas de resultados para uma determinada palavra/frase-chave, outra página para outra palavra/frase-chave, e assim por diante.

Por outro lado, embora as estatísticas sejam um pouco discordantes, podemos dizer que 50% dos visitantes se limitam a procurar na primeira página de resultados da busca. Isto porque eles encontram o que buscam entre os dez primeiros resultados exibidos ou se dão conta de que não é ali que encontrarão o que procuram e partem para a busca de outra palavra ou frase-chave. É por esta razão que dizemos que estar na primeira página garante visibilidade e, quanto mais acima na página, melhor. 

Para fins práticos, considera-se que uma página do site exibida entre os trinta primeiros resultados de uma busca, tem visitantes. Portanto, para ter visibilidade na internet é preciso estar em uma das três primeiras páginas de resultados. E quanto mais o site ou página avança, maior é o número de visitantes.

Otimização de Cada Página – A expressão otimização do site reflete a otimização de cada página desse site, já que cada página tem suas particularidades. E com essas denominações, orgânicas e natural, nós diferimos um site ou página, de outros site ou páginas que aparecem no topo, nas laterais ou em qualquer outra parte das listas de resultados, por meio de anúncios pagos, sejam em banners, textos ou qualquer outra forma de exibição. Os anúncios podem aparecer também em páginas de sites, chamados sites parceiros.

Anúncios nos Mecanismos de Busca – Os anúncios em geral são parecidos com o texto do posicionamento natural, mas são pagos. Outra diferença bem freqüente é que o título e a descrição são mais curtos do que os equivalentes no posicionamento natural. Toda vez que um visitante clica em um anúncio, o dono do site paga uma quantia que é calculada levando-se em consideração diversos fatores. Este tipo de anúncio é chamado pagamento por clique. O anunciante pode optar pelo pagamento por exposições, também chamado de pagamento por impressões, caso em que o pagamento é feito pela quantidade de vezes que o anúncio é exposto em listas de resultados e/ou em páginas da web. Os anúncios são a principal fonte de faturamento dos mecanismos de busca e são úteis a quem efetua buscas, a quem anuncia e a quem aceita anúncios em seu web site.
 
Os anúncios são interessantes, ainda, para quem aceita expô-los nas páginas de seu site. O dono do site ganha uma comissão do mecanismo de busca, quando ocorrem cliques ou exposições. Muita gente tem ganho dinheiro na internet aprimorando táticas para exposição de anúncios em suas páginas. Livros têm sido publicados explicando tais táticas. Vários donos de sites têm se empenhado em ocupar as primeiras posições em certas buscas tão somente para receberem muitos visitantes que clicarão em anúncios colocados em suas páginas. E têm sido aplicadas até mesmo táticas do tipo daquelas usadas no mercado de ações em que se compra por um preço em um mercado e em seguida se vende por preço maior em outro mercado, e que, no caso, consiste em colocar anúncios pagos em outras buscas, nas quais o custo do clique é menor do que o que ele receberá de comissão quando o visitante clicar em anúncios colocados em suas páginas. Por exemplo, coloca anúncio com certas palavras-chave, pelas quais pagará R$0,05 por clique e, com cada clique dirige visitantes para suas páginas, nas quais existem anúncios que rendem comissão de R$0,10 em cada clique. Neste caso, ele tem um lucro de cem por cento sobre o investimento.

Quando Tanto Faz o Posicionamento Orgânico ou Pago
– Dependendo do tema do site, não faz diferença aparecer na primeira página como orgânico ou pago. Por exemplo, se alguém vai comprar uma mercadoria que é a mesma em qualquer loja, não faz diferença se ela aparece num site de posicionamento orgânico ou de posição paga.

Uma vez que muitos fatores são levados em consideração para se posicionar um site ou página da web em uma dada lista de resultados, são diversificadas as técnicas, dentro e fora das páginas, para se otimizar um site.

Otimização Dentro e Fora das Páginas – Otimizar um site envolve um conjunto de ações dentro e fora das páginas; por isto, costumamos falar em Otimização Dentro da Página e Otimização Fora da Página. Elas se constituem em dezenas de particularidades que tanto podem promover o site, se bem feitas, como podem conduzir a punições, que vão da perda de posições à expulsão do site, se mal feitas ou feitas com o propósito de iludir os mecanismos de busca.

SEO – Com freqüência nos depararmos com esta sigla em sites editados em português e outras línguas, além do inglês. Elas se referem à abreviação de "Search Engine Optimization", que significa Otimização para os Mecanismos de Busca, e que nós preferimos chamar de Otimização de Sites. SEO é usado também para designar o otimizador de site e que em inglês é "Search Engine Optimizer".

SERP –
Esta é outra expressão que encontramos, embora com menor freqüência, nos sites editados em português, e que é a abreviação de Search Engine Results Page, e que são as listas de páginas apresentadas por um mecanismo de busca quando fazemos uma busca. Temos chamado esses resultados aqui de listas de resultados da busca.

Compreensão Pelos Robots – Quando um robot de um mecanismo de busca chega a uma página da web, scaneia o seu conteúdo no período de no máximo 1 segundo. E para que ele faça o seu trabalho, o conteúdo precisa ser compreensível e adequado a uma programação que carrega. Se ele encontra qualquer embaraço, que pode ser um erro no html, vai embora sem transmitir os dados para a central do mecanismo de busca. Por exemplo, se logo no começo da página existe uma falha em uma das tabelas que dificulta a navegação dentro da página, ele não fica procurando caminhos alternativos – segue para outra página do mesmo site, se houver link disponível para tal, ou vai para outro site.

Classificação no Banco de Dados – As informações que os robots recolhem são enviadas para uma central onde os dados são organizados segundo critérios estabelecidos pelos programadores. Uma das conseqüências dessa organização dos dados é ordenar as páginas de cada site em listas de páginas de outros sites que tratam de assuntos semelhantes. Ao coletivo das posições das diversas páginas de um site damos o nome de posicionamento do site. Outras vezes, quando nos referimos ao posicionamento do site, estamos falando da posição da home para a principal palavra/frase-chave do site.

Embora cada mecanismo de busca – também chamados de sites de busca – guarde segredo sobre seus critérios para classificar os sites, temos um bom conhecimento sobre esses critérios. Sabemos como eles funcionam, mas não somos capazes de mensurá-los, posto que isto é segredo de cada mecanismo de busca. Por exemplo, sabemos que todos os mecanismos de busca dão importância à popularidade do link, mas não sabemos o valor numérico que cada um deles atribui a um link qualquer. Assim mesmo, com tais conhecimentos, colocamos em prática Ações Dentro da Página e Ações Fora da Página.

Posicionamento do Site – Pretendemos, com a otimização, fazer com que o site ocupe a melhor posição possível entre os sites que tratam do mesmo assunto. Por melhor posição entendemos a melhor colocação na lista que é exibida quando fazemos uma busca na internet. Isto é importante porque o número de usuários que visita os sites de uma lista de resultados vai declinando de página para página da lista de resultados. Ou seja, há mais visitantes nas web páginas que aparecem na primeira página da lista de resultados de uma dada busca do que nas web páginas que aparecem na segunda página da lista de resultados; há mais visitantes nas web páginas que estão na segunda página da lista de resultados do que na terceira página; e assim por diante. O mesmo ocorre com as páginas que são exibidas em uma lista – os usuários tendem a visitar primeiro os sites ou páginas que aparecem no topo da lista, e vão descendo em busca do que procuram. Por isto, dizemos que as páginas dos web sites que se encontram no topo de qualquer lista de resultados tendem a ser de maior visibilidade e maior tráfego.

Expectativa dos Visitantes –
Precisamos também atrair a atenção e o interesse dos visitantes. Isso depende muito de habilidades pessoais, da forma como levamos as informações, do conteúdo que oferecemos, do domínio sobre o assunto. Estas são questões que envolvem conhecimento e capacidade de criação. Atender as expectativas dos visitantes não é otimização, mas tem a ver com ela. Se o site ou página que se encontra na primeira posição de uma lista, apresenta, por exemplo, muitos erros gramaticais, a tendência do usuário mais esclarecido é desconfiar da informação que é dada ali e mudar para o site ou página seguinte, da mesma lista. Em tal caso, pouco adiantou o esforço para colocar o site/página naquela posição. Otimização de sites é, pois, um misto de ciência e arte.

Otimização Extensiva e Específica – A Otimização Extensiva é aquela feita para atingir todos ou a maioria dos grandes mecanismos de busca, e visa obter bom desempenho em todos eles. Por exemplo, otimizar para bom desempenho no Google, Yahoo e MSN. A Otimização Específica é aquela feita para um mecanismo de busca específico e visa obter bom desempenho nele apenas (nos demais pode ou não ocorrer). Por exemplo, otimizar para bom desempenho no Google.

Otimização Regional e Local – A otimização regional visa alcançar os usuários de um país ou região. Por exemplo, otimizar para Fortaleza, Ceará. A otimização local visa alcançar os usuários de uma localidade. Por exemplo, otimizar para Fortaleza, CE. Dependendo da localidade, pode ser conveniente otimizar mais profundamente - por exemplo, Aldeota, Ceará, CE, em algo como restaurantes na Aldeota. 

Ciência e Arte – Conseguir ser compreendido pelos robots, ser classificado nos bancos de dados, obter melhor posição, etc. são mais ciência do que arte. Ciência significa conhecimento, possibilidade de ser aprendido e repetido. Logo, a otimização pode ser aprendida e realizada por qualquer pessoa. A parte artística na otimização de sites tem importância apenas do lado do usuário – ela não influe nos robots e no posicionamento do web site. Entretanto, a aparência da página, que é a parte artística, e o texto, que envolve habilidades na escrita, assim como a capacidade de convencimento do autor, vão atrair ou não o usuário, vão facilitar ou dificultar a leitura, vão estimular o visitante ou desanimá-lo a continuar explorando.

Sabemos que uma página da web "dispõe" apenas de 10 a 15 segundos para atrair o interesse da maioria dos visitantes. Neste tempo o visitante escaneia a página com os olhos, seguindo uma trajetória definida. O conhecimento dessa trajetória é importante na otimização de cada página, e determina a disposição dos elementos que indicam o que o usuário encontrará ali. Este é, pois, o tempo que temos para apresentar o material que estimule o visitante a continuar visitando a página/site e chegue, por exemplo, ao produto que pretendemos vender.

Ao se otimizar um site é necessário considerar os dois lados, de ciência e arte.

POSICIONAMENTO NOS MECANISMOS DE BUSCA

O que é – Posicionamento nos mecanismo de busca (também conhecidos como sites de busca) é a colocação de um web site numa lista que nos é apresentada quando fazemos uma busca na internet.

Por exemplo, quando entramos no Yahoo e pesquisamos a palavra "calçado", ele nos apresenta uma lista de milhares de páginas. Entre esses milhares, uma se acha na posição número 1, outra na posição número 2, e assim por diante. Dizemos então que os posicionamentos no Yahoo são 1 ou 2 ou 10, ou 200. Para facilitar, usa-se o símbolo # para substituir a palavra posição ou posicionamento – #1, #2, #10, #200.

Importância – Quanto melhor o posicionamento do site, maior é o número de usuários que vão visitá-lo. Quanto maior o número de visitantes, mais produtos ou serviços poderão ser vendidos. Se os seus objetivos na internet dependem do fluxo de visitantes, o seu bom posicionamento nos mecanismo de busca é fundamental.

Conseqüências – A primeira dedução que se tira disso é que os donos de web sites competem pelos melhores posicionamentos nos mecanismo de busca. Se você está entre os que querem muitos visitantes, então você terá de competir e estar entre os 30 primeiros para a principal palavra ou frase-chave do seu site. Se você almeja receber a visita da maioria das pessoas que procuram o tema do seu site, então você precisa estar entre os 10 primeiros. Se você faz questão de que quase todos os usuários que chegam àquela página visitem o seu site, então você precisa estar entre os 5 primeiros. Se você deseja que praticamente todos acessem o seu site então você precisa ser o #1. E saiba que, se você está na primeira página, existem milhares de pessoas espionando o seu site, vendo o que você faz para imitá-lo e tomar seu lugar.

A segunda dedução importante é que não basta chegar a uma posição de destaque – é preciso trabalhar constantemente para mantê-la. E essa disputa é, a cada ano, mais acirrada.

Benefícios – Um bom posicionamento nos mecanismo de busca é, hoje, uma das formas mais baratas de propaganda de mercadorias ou serviços. À medida que a internet se firma como referência para as pessoas comprarem coisas tão diferentes como uma entrada para o cinema e uma fazenda na Amazônia ou como fonte de pesquisa sobre os mais variados assuntos, essa disputa cresce.

Observa-se que, a cada ano, é maior o número de brasileiros que fazem busca na interent. Quem aproveitar a oportunidade em que essa competição no Brasil ainda é pequena para conquistar e firmar posição, vai ter excelente retorno. É muito mais fácil manter uma posição na primeira página em meio a milhões de concorrentes do que chegar lá, começando da milésima posição.
 


PÁGINA DE ARTIGOS

 

INÍCIO     PORTFÓLIO     SOLUÇÕES     SISTEMAS     PROPOSTA     LOJA VIRTUAL     ARTIGOS     FAQ     CONTATO     CHAT     DOMÍNIOS
CRIAÇÃO DE SITES
     OTIMIZAÇÃO     E-COMMERCE     SITES ADMIN     SISTEMAS     MULTIMÍDIA     DESIGNER GRÁFICO    
MARCAS E PATENTES



Traduzir este Site
 



Adicionar a Favoritos
 

 

Indique este Site
 



Área do Cliente
 

FORMAS DE PAGAMENTO:

Rua Andrade Furtado, 1300 - Cocó
Cep: 60192-070 - Fone: (85) 8615.1976 - Fortaleza / Ceará